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terça-feira, 24 de abril de 2012

Gestão 2 - Pólo Itaguaí: POSTAGENS GRUPOS D E F

Gestão 2 - Pólo Itaguaí: POSTAGENS GRUPOS D E F


Supervisora educacional

"Na rede paulista de ensino nós, supervisores, somos formadores de formadores. Precisamos entender os modos de aprendizagem daqueles que ensinam. Temos de entender de didática, do currículo escolar e das novas concepções de aprendizagem em diferentes áreas. Atuamos na rotina de acompanhamento das escolas e na proposição de políticas públicas. Somos o complemento possível, não um órgão de fiscalização. Eu tenho um plano de ação, com o cronograma de trabalho do ano. Claro que esse plano é flexível e muda conforme as necessidades das quatro escolas sob minha responsabilidade. Priorizo aquelas com mais dificuldades. Faço acompanhamento, gestão de currículo, avaliação e formação. Uma das minhas principais ações é acompanhar os resultados de avaliações externas e dar significado a eles. Com os resultados em mãos reúno as gestoras da escola e discuto quais expectativas elas tinham e de quais deram conta. A nota não é o final de um processo e, sim, o início dele. É assim que montamos ou refazemos planejamentos, criamos turmas de recuperação, aperfeiçoamos as práticas. As equipes escolares têm clareza que o aluno só aprende quando o ensino é de qualidade. Por isso, todos estão sempre estudando. Promovemos reuniões semanais com os coordenadores pedagógicos, das quais participam também coordenadores de oficinas pedagógicas da Diretoria de Ensino da Secretaria. O objetivo é atender às demandas por conteúdos específicos feitas pelos coordenadores e, também, acompanhar as escolas com baixos índices no SARESP. O foco dos encontros está na construção do saber e nas metodologias de aprendizagem. O coordenador deve ser um especialista da didática, para dar apoio aos professores. Por isso, ele precisa entender as modalidades organizativas dos conteúdos e quais são as boas situações de aprendizagem. Durante as reuniões de formação os coordenadores também participam de oficinas pedagógicas voltadas para temas como leitura e escrita, programas de leitura na contemporaneidade e matemática básica. Os professores da rede de São Paulo recebem a formação dos coordenadores pedagógicos, dentro das escolas. Tudo acontece no mesmo movimento. Toda a formação da rede está integrada no projeto "Rede aprende com a Rede", da Secretaria."

Elianeth Dias Kanthack Hernandez, supervisora da diretoria de ensino de Assis, SP

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